Jogos de jogar para ganhar baseados em criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) relacionados a jogos compreendem o setor menos afetado em todas as criptomoedas durante o atual mercado em baixa, com investimentos de capital de risco continuando a fluir para o setor, um novo relatório do site de rastreamento de aplicativos descentralizado, o DappRadar, foi encontrado.
De acordo com o relatório, o setor de jogos em criptomoedas atingiu um pico em junho deste ano, quando finalmente experimentou uma desaceleração medida pelo número de carteiras ativas únicas (UAW).
Em comparação, o número de carteiras ativas diárias na rede Ethereum (ETH) como um todo atingiu um pico de mais de 1 milhão em maio de 2021, que ainda não superou.
O alto uso implícito no número de carteiras ativas foi interpretado pelos investidores como “um sinal de alta para continuar investindo em jogos de blockchain”, escreveu DappRadar.
Ele observou ainda que o segundo trimestre deste ano viu investimentos de capital de risco de 2,5 bilhões de dólares fluindo para o setor, que manteve o ritmo estabelecido no primeiro trimestre e “já ultrapassou o marco anual de 4 bilhões de dólares estabelecido em 2021”.
Apontando para um novo fundo focado em criptomoedas de 4,5 bilhões de dólares da gigante de capital de risco Andreesen Horowitz como uma importante fonte de investimentos futuros no espaço, o relatório argumentou que: “Nesse ritmo, projetamos ter um volume de 12 bilhões investidos até o final do ano”.
Entre as áreas do setor de jogos que mais se destacaram foram as NFTs relacionadas ao mundo virtual, que viram seu volume de negociação aumentar 97% desde o último trimestre.
Enquanto isso, o jogo mais popular do setor foi Splinterlands, com uma média diária de 283.729 carteiras ativas únicas durante o trimestre, segundo o DappRadar.
Outro ponto positivo apontado no relatório foi Alien Worlds, o segundo jogo mais bem classificado por carteiras ativas únicas. A base de jogadores do jogo permaneceu “mais ou menos estável” ao longo do trimestre, com o número de carteiras ativas caindo apenas 4% no segundo trimestre em relação ao anterior.
Em termos das coisas que não correram tão bem para o setor, o relatório apontou para o jogo de jogar para ganhar Axie Infinity (AXS). O jogo perdeu 40% de seus jogadores desde o primeiro trimestre, em grande parte devido ao grande hack da ponte Ronin e à depreciação do SLP do jogo token.
A ponte Ronin é uma ponte de cadeia cruzada usada para transferir ativos do blockchain Ethereum para o blockchain Ronin personalizado do Axie Infinity.
Dito isso, comentando as descobertas do relatório, Pedro Herrera, chefe de pesquisa da DappRadar, disse que os jogos blockchain se tornaram “um dos setores mais promissores da Web3 ”.
Ele acrescentou que a quantidade de capital arrecadado, juntamente com um “êxodo de talentos mudando das principais empresas de jogos tradicionais para startups de jogos da web3”, são outros sinais positivos para o futuro do setor.
“Estamos vendo gradualmente como Immutable-X, Gala Games e outras redes estão se posicionando para liderar a categoria em ascensão nos próximos anos com parcerias impressionantes já em vigor”, disse Herrera.